O caso que deu origem ao caos.

Sempre ouvimos dizer que a aviação é o meio de transporte mais seguro que existe, então porque o medo? Os brasileiros hoje vivem na insegurança. Violência nas estradas, nas ruas das cidades, nas vilas, às vezes até dentro dos próprios lares. Este clima de insegurança causa medo. Estamos vivendo com medo em nosso cotidiano, imagine se pensarmos em fazer algo diferente, como “Voar”, por exemplo. É algo para muitos extraordinário, mas deixou de ser um luxo e, num país continental como o nosso, é muitas vezes a alternativa mais compensatória e até econômica. Então temos que vencer o medo e a cada passo desta busca recebemos ironicamente um incentivo da mídia com notícias de acidentes aéreos, crises em companhias de aviação e corrupção em órgãos do governo.
O Brasil em fase de crescimento econômico não deveria estar em crise num dos setores que mais se beneficia com o desenvolvimento. O problema é que esta também é uma crise de infra-estrutura, assim como não temos uma infra-estrutura portuária para atender o aumento das exportações, como não temos uma infra-estrutura ferroviária e rodoviária apropriada para o transporte de cargas, também temos problemas com a infra-estrutura aeroportuária.
O Sistema de Proteção ao Vôo é constituído de Aeroportos, que são Aeródromos (pistas) mais a infra-estrutura de apoio aos passageiros e todos os auxílios, que são equipamentos destinados a proporcionar apoio à navegação, aproximação, pousos e decolagens. Os Auxílios são formados principalmente de equipamentos eletrônicos que dão as orientações necessárias aos aeronavegantes. Sabe-se que a eletrônica teve extraordinária evolução nas últimas décadas, a julgar pelo alto grau de absolescência dos nossos eletroeletrônicos domésticos. Com tantas tecnologias modernas aplicadas em tantos setores é possível imaginar que os sistemas hoje utilizados no Gerenciamento de Tráfego Aéreo no Brasil usam tecnologias de 1946?
Baseadas na interação do aeronavegante e sistemas de apoio em terra, o sistema atualmente em uso é o convencional formado por equipamentos de NDB e VOR/DME. Em 1995 o Brasil estava alinhado com o primeiro mundo usando exatamente estas tecnologias. Mas a partir de então, não há mais investimentos em equipamentos convencionais como estes nos Estados Unidos devido ao custo de manutenção e investimento de instalação muito alto para uma precisão que só permite seu uso em rota. Desde 1986 a ICAO (sigla em inglês para Organização de Aviação Civil Internacional) estuda um futuro Sistema de Comunicação e Navegação Aérea para ser implantado em escala mundial chamado CNS/ATM que significa Communication Navigation Surveillance / Air Traffic Management (Comunicação Navegação Vigilância / Gerenciamento de Tráfego Aéreo). É um sistema revolucionário que utilizará informações de satélites GPS (Satélites de Posicionamento Global) e está sendo amplamente difundido, por ter um custo de manutenção bem menor, aliado a uma precisão na determinação da posição muito maior. A previsão inicial da ICAO é desativar todo o sistema convencional até 2010. O caso é que todos os países membros estão trabalhando para que em 2010 estejam preparados para ativar o novo sistema. Será que estamos fazendo o dever de casa para que, na data prevista, possamos cumprir o compromisso assumido com a ICAO? Leia nos próximos capítulos.

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